terça-feira, 1 de dezembro de 2009

S. A. R. o Sr. D. Duarte diz que Portugal "está doente"

Discurso proferido no Beato em Lisboa durante as comemorações do 1.º de Dezembro de 1640, dia da Independência de Portugal.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/1+Dezembro+D+Duarte+diz+que+Portugal+esta+doente+e+maltratado.htm


O Chefe da Casa Real, D. Duarte de Bragança, disse hoje que Portugal está "doente e maltratado" e que a crise financeira e económica internacional não é "justificação suficiente" para o estado em que o país se encontra.

"Portugal atravessa uma grave crise económica com reflexos políticos e sociais preocupantes. A crise financeira e económica internacional não constitui justificação suficiente para o estado em que se encontra o País: torna-se evidente que, quando esta se desvanecer, a crise estrutural interna permanecerá", disse o herdeiro do trono português na tradicional mensagem do 1º de Dezembro, que assinala a restauração da monarquia portuguesa em 1640.

(..) fez um diagnóstico muito duro da situação portuguesa actual, sublinhando que "onde não há justiça não há democracia".

"O País está doente e maltratado. Adivinham-se tempos difíceis: as instituições do Estado estão fragilizadas; o desemprego aumenta e a pobreza alastra; o sistema educativo tem sido contestado por alunos e professores; a insegurança, a criminalidade organizada - violenta e económica - e a corrupção, multiplicam-se; o poder judicial está ameaçado por falta de meios materiais e por legislação absolutamente desajustada das realidades", disse D. Duarte de Bragança.

O Chefe da Casa Real destaca que "são muitas as vozes autorizadas e insuspeitas - como as da Cáritas e da AMI - que têm vindo a alertar para a vergonha da pobreza estrutural que existe no nosso País - acima dos 40%", e diz que chegou o momento de o Estado colaborar com as associações de voluntários "que generosamente trabalham para resolver os problemas", dando como exemplo as Santas Casas da Misericórdia.

(..) defende ainda a "promoção da Lusofonia e solidariedade entre os países membros da CPLP, como uma causa de importância decisiva do nosso futuro comum" e diz que a presença de Portugal na União Europeia é um "válido projecto político e económico comum"mas a quem falta "uma alma" em virtude da UE não reconhecer "a matriz cristã" da cultura portuguesa.

(..) critica ainda "o despesismo" das comemorações do centenário da República ...


mais completo em:

http://realtrasosmontes.wordpress.com/2009/12/01/mensagem-de-s-a-r-o-senhor-dom-duarte-duque-de-braganca-1-de-dezembro-de-2009/

"Um patriota deve sempre estar pronto para defender seu país contra seu governo"
--Edward Abbey (1927-1989), escritor e ambientalista americano.

perfil no facebook

Seguidores

networkedblog

todos pela liberdade - 11 de fev. de 2010

jornal sites

blogues de Portugal